fbpx

DOUTOR ON-LINE: Tecnologia em favor da saúde do povo de Barra Mansa

Isso é gestão pública de saúde com qualidade. É fazer mais, gastando menos! (Paulo Cesar Alves)

Barra Mansa precisa utilizar a tecnologia em favor da saúde do nosso povo, através da telemedicina, que será um avanço no atendimento primário de saúde, desafogando os nossos Postos de Saúde. A telemedicina consiste em lançar mão dos recursos tecnológicos disponíveis para a otimização ao atendimento de saúde pública, abrangendo desde o sistema primário de saúde até o pós-cirúrgico.

Através da telemedicina o paciente poderá agendar a sua consulta, onde será feita uma triagem por profissionais da área de enfermagem, encaminhando o paciente para o atendimento no Posto de Saúde mais próximo de sua residência, conforme cada caso e especialidade. Já no Posto de Saúde este atendimento poderá se dar da forma virtual, por vídeo conferência com um médico (situado em uma base que atenderá todos os postos de saúde do município) ou por consulta tradicional presencial, conforme avaliação do primeiro atendimento via telefonema (Triagem).

O teleatendimento poderá, também, ser feito pelo Médico diretamente com o paciente, sem sair de sua residência, caso este possua equipamento necessário para tanto (Smartphone/Computador com câmera) com internet e, se a equipe técnica entender que seja o caso.

Temos que implantar também o prontuário médico eletrônico em Barra Mansa, disponibilizando ao Médico acessar todo o histórico de saúde do paciente, podendo assim prestar um melhor atendimento e controle.

A telemedicina poderá ser implantada de forma gradual em nosso município, visto que possui ampla abrangência nas mais diversas áreas. Inicialmente poderá ser implantada o teletriagem (agendamento e encaminhamento), a teleconsulta, teleprescrição médica e telemonitoramento.

Após atendimento médico pelo Doutor On-Line o paciente que tiver prescrição de medicamento recebe a sua receita digital, que poderá ser enviada diretamente para o smartphone do paciente ou, caso este não possua o equipamento, poderá ser acessada e emitida por qualquer farmácia da cidade de Barra Mansa, mesmo privada.

A telemedicina deve ser uma realidade em nossa cidade de Barra Mansa, um grande avanço no atendimento médico, especialmente no atendimento primário de saúde, reduzindo consideravelmente os gastos hospitalares, significando economia de gastos públicos.

Isso é gestão pública de saúde com qualidade. É fazer mais, gastando menos!

Por Paulo Cesar Alves (PC)

#Telemedicina #DoutorOnLine #TeleConsulta #PostosDeSaúde #BarraMansa #PauloCesarAlves #PauloCesar #PC

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Iniciar chat
Entre em contato
Olá!
Podemos ajudar?