fbpx

HOSPITAL MUNICIPAL DE BARRA MANSA: Já passou da hora de termos o nosso próprio hospital público

Temos que avançar na direção da concretização do novo Hospital Público Municipal de Barra Mansa, desafogando assim a Santa Casa de Misericórdia, que a mais de um século presta heroicamente o serviço de saúde pública ao município. (Paulo Cesar Alves)

A pandemia por Coronavírus, que assolou todo o planeta, desnudou a fragilidade do nosso sistema público de saúde no município de Barra Mansa. Podemos constatar que mesmo após o recebimento de ajuda Federal, exclusivamente para o combate ao Coronavírus, não conseguimos avançar para além de 9 (nove) leitos de UTI disponíveis na rede pública.

Para termos uma ideia do quanto estamos a quem do que deveríamos, a orientação da OMS (Organização Mundial de Saúde) em tempos normais, sem pandemia, é termos 1 (um) leito de UTI para cada 10 mil habitantes, ou seja, Barra Mansa deveria ter disponíveis  18 (dezoito) leitos de UTI na rede pública. Já no caso de pandemia, a orientação sobe para 3 (três) leitos para cada 10 mil habitantes, o que passaria a nossa necessidade para 54 (cinquenta e quatro) leitos de UTI, bem além dos atuais 9 (nove) leitos existentes.

Precisamos discutir os reais motivos de todas essas mazelas da área de saúde, que há décadas ceifam vidas por inoperância do sistema público de saúde, matando mais do que a própria doença em si. Não obstante o fato de que em todo o País a área de saúde é deficitária, há questões locais que se forem resolvidas irão por Barra Mansa em um patamar mais alto, na questão do atendimento público de saúde hospitalar.

Temos que avançar na direção da concretização do novo Hospital Público Municipal de Barra Mansa, desafogando assim a Santa Casa de Misericórdia, que a mais de um século presta heroicamente o serviço de saúde pública ao município.

Hospital Municipal de Porto Real-RJ (Cidade com 20 mil habitantes)

Barra Mansa-RJ possui hoje mais de 184 mil habitantes, comportando perfeitamente a manutenção de um hospital próprio. Cidades vizinhas, com menor número de habitantes, possuem seus hospitais públicos municipais, podendo citar as cidades de Piraí, Pinheiral e Porto Real como exemplos, visto que não possuem mais que 50 mil habitantes.

Precisamos de um estudo técnico sério, para avaliarmos as possibilidades factíveis da concretização do Hospital Municipal de Barra Mansa, no tocante a sua localização e estrutura. Há um prédio inativado do antigo Hospital Menino Jesus, localizado no bairro Ano Bom, que pode ser viabilizado para a instalação do novo hospital, somando-se às estruturas de saúde pública municipal já existentes no local, ou seja, o prédio do CREMEB e do Hospital da Mulher, que funcionariam como anexos ao novo Hospital Municipal de Barra Mansa e que poderiam, inclusive, ser interligados com a nova estrutura através de uma passarela elevada e fechada.

Esse projeto concretizado será a nossa independência na área de saúde. Precisamos separar o privado do que é público, e o novo hospital será um grande passo nessa direção!

Por: Paulo Cesar Alves

#HospitalMunicipal #BarraMansa #PauloCesarAlves #PauloCesar #PC

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Iniciar chat
Entre em contato
Olá!
Podemos ajudar?