fbpx

PAPA LIXO: Barra Mansa mais organizada e antenada com a sustentabilidade. Uma cidade inteligente!

Defendo a intalação do Papa Lixo, para otimizar a coleta de resíduos sólidos, na nossa cidade de Barra Mansa. O Papa Lixo tem grande capacidade de armazenamento, muito maior (5m³) do que os sistemas tradicionais por contêineres abertos (Caçambas). O intervalo entre as coletas é ampliado, gerando uma redução no número de veículos da frota de coleta e menos incomodo à população;

TAMPA: Outro importante diferencial

​Por ficar fechado, o contêiner semienterrado não exala odores. Assim, coíbe a proliferação de insetos (moscas, mosquitos, baratas, ratos e outros vetores) e ocupa menos espaço.

A tampa do Papa Lixo dispõe de uma abertura que se mantém sempre fechada pela gravidade. Evita o ingresso das águas das chuva, impede que haja a catação dos resíduos e elimina a presença de vetores e insetos, mantendo assim o ambiente externo sempre limpo.

FATOR DE COMPACTAÇÃO

O sistema semienterrado possui um elevado fator de compactação. Os resíduos armazenados na vertical vão se autocompactando, atingindo uma média de compactação acima de 2/1 em relação ao sistema convencional

SACO DE ELEVAÇÃO

Tem como função acondicionar os resíduos depositados no interior do contentor. O saco de elevação possui um sistema especial de abertura pelo fundo, operado por intermédio de um cabo, que permite a descarga dos resíduos suavemente no veículo coletor. O Saco de elevação pode ser flexível, de ráfia laminada dupla ou rígido, em PEAD.

DIMINUI A UTILIZAÇÃO DE SACOS PLÁSTICOS DE LIXO

Com o sistema de coleta Deep os resíduos provenientes da varrição podem ser colocados diretamente no container sem a necessidade de ensacar o lixo. Dessa forma há grande economia financeira e, principalmente para o meio-ambiente.

COLETA

O Descarregamento do Contêiner semienterrado pode ser realizado por apenas um operador. O saco de elevação (ou bag rígido) é içado através de um braço hidráulico, que evita o contato humano com os resíduos e reduz o custo operacional do sistema em comparação aos caminhões compactadores.

O sistema de coleta do Papa Lixo com a utilização do Bag Rígido mantém todo o lixo e o chorume dentro do contentor até que sua tampa inferior se abra, já sobre o caminhão, proporcionando higiene perfeita, sem vazamentos.

INSTALAÇÃO

A Instalação do contêiner semienterrado é simples e feita com uma escavadeira comum. Basta fazer um buraco de 1,5m de profundidade no solo e nivelar bem.
Em alguns casos a instalação é feita ocupando uma vaga de estacionamento, que comporta até 2 containers Papa Lixo de 5m³.

RECICLAGEM

A utilização de dois ou mais Papa Lixos possibilita a separação do lixo orgânico dos resíduos sólidos destinados à reciclagem. Os containers semienterrados têm uma durabilidade de mais de 10 anos, sendo muito mais econômicos quando comparados aos sistemas de coleta mais comuns.

Os contentores semienterrados comportam até 5m³ de resíduos, sendo perfeito para ser utilizado como Ponto de Entrega Voluntária (PEV).
Através de parcerias com as Cooperativas de catadores e com a implementação dos PEV, a Prefeitura estará agindo conforme manda a Lei 12.305/2010 – Política Nacional de Resíduos Sólidos. Além disso, a implementação de um programa de reciclagem dá grande visibilidade para os envolvidos.
Através de parcerias com as empresas locais, os custos de coleta e dos contêineres pode ser reduzido ou até mesmo zerado para a Prefeitura.

Por: Paulo Cesar Alves (PC)

#PauloCesarAlves #PC #BarraMansa #BarraMansaRJ #PapaLixo #Sustentabilidade #CidadeInteligente #Urbanismo #Ecologia #MeioAmbiente #ResíduosSólidos

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Iniciar chat
Entre em contato
Olá!
Podemos ajudar?