fbpx

PARQUE DA CIDADE: Ou seria depósito da cidade?

O nosso Parque da Cidade é na verdade o depósito da cidade. É um espaço desorganizado e mal utilizado, última opção para receber todo tipo de material inservível que o Município não tem onde alocar. No mesmo sentido ocorre com repartições públicas do município, como se houvesse uma regra pré-estabelecida: Não tem onde instalar a seção? Manda para o Parque da Cidade!

O Parque da Cidade deve ser um lugar de lazer e convivência para nossas famílias, jovens e crianças, à altura do nome de nosso saudoso amigo Natanael Geremias. Deve ser um local com árvores, bancos de praça, lanchonetes e restaurantes, possibilitando passarmos várias horas aproveitando o espaço.

O Parque da Cidade que queremos para Barra Mansa deve ter pista para caminhada e equipamentos para a prática de esporte, como a pista de Skate, por exemplo. Deve ter uma área preparada para receber eventos de grandes proporções, sendo mais uma opção de entretenimento para a nossa população.

O que deve permanecer no Parque da Cidade?

Para isso ocorrer tem que haver uma realocação dos órgãos municipais, hoje instalados no Parque da Cidade, possibilitando assim a remoção de algumas construções e galpões existentes no local, para viabilizar a instalação do calçamento da área, o plantio das árvores e paisagismo. No meu entender, no Parque da Cidade deve permanecer apenas as seguintes construções:

PRÉDIO PRINCIPAL

O prédio principal, que no passado abrigou o antigo 1º Batalhão de Infantaria do Exército e o 22º Batalhão de Infantaria Motorizada, deve ser mantindo e revitalizado, preservando assim o patrimônio histórico e a memória de nossa cidade.

O prédio principal deve abrigar lanchonetes, restaurantes e lojas de artesanato e souvenirs, para atender a demanda dos visitantes do Novo Parque da Cidade, inclusive o turismo. O local já abriga um Teatro e a estrutura do Projeto Música nas Escolas. Ambos devem ser mantidos, vez que a cultura e o novo espaço tem tudo a ver com o Novo Parque da Cidade.

ESTRUTURA METÁLIDA PARA EVENTOS

Foto: Paulo Dimas

A estrutura metálica para eventos e Shows já se tornou um marco em nossa cidade. O espaço deve ser reformado e o calçamento ampliado para abrigar um número maior de pessoas, para que possamos voltar a receber grandes eventos em nossa cidade.

TIRO DE GUERRA DE BARRA MANSA

Devemos viver o presente, nos prepararmos apra o futuro mas sem, jamais, esquecer e valorizar o nosso passado. O Exército Brasileiro formou milhares de jovens barra-mansenses durante várias décadas em que funcionou no local. aliás, o Exército Brasileiro que era o antigo proprietário da área, antes do Municiípio de Barra Mansa assumir a administração da área. Não podemos deixar esse importante elo da história se perder pelo caminho.

Para tanto, o alojamento que hoje abriga o Tiro de Guerra de Barra Mansa, unidade do nosso Exército Brasileiro, deve ser demolido e reconstruindo em outro local do Parque, mais ao fundo e ao lado, visando um melhor aproveitamento da área. Um novo prédio, com melhor estrutura para receber os nossos jovens, que poderão desenvolver as suas atividades físicas e de instrução na própria área.

Os demais imoveis devem ser demolidos para a criação do Novo Parque da Cidade de Barra Mansa. Afinal de contas, parque deve ser um parque!

COMO DEVE SER O NOVO PARQUE DA CIDADE ?

O Novo Parque da Cidade de Barra Mansa deve ser reconstruído de uma forma bem parecida com o Parque de Madureira, localizado na cidade do Rio de Janeiro, com grande área verde, pista de caminhada.

O Novo Parque da Cidade deve ter Chafarizes que farão a alegria das nossas crianças, que hoje não têm um espaço de lazer em Barra Mansa.

O Novo Parque da Cidade de Barra Mansa deve ter espaços de convivência para toda a família, com opções de restaurantes e lanchonetes.

Nosso artigo tem a intenção de abrir o debate sobre soluções para a nossa cidade de Barra Mansa. É deste debate que nascerão os projetos que irão impactar efetivamente para o desenvolvimento de nossa cidade.

Participe compartilhando este artigo em suas redes sociais, comentando e curtindo. A sua interação é muito importante para que possamos avançar.

#ParquedaCidade #BarraMansa #PauloCesar #PC

Compartilhe:

2 thoughts on “PARQUE DA CIDADE: Ou seria depósito da cidade?

  • 13/03/2020 at 22:18
    Permalink

    Parabéns paulo César,ótima materia mostrando o descaso do prefeito atual , se DEUS quiser a partir do ano que vem isso vai mudar estamos com vc nessa luta.

    Reply
    • 05/04/2020 at 16:59
      Permalink

      Prezado Julio César;

      Obrigado pelo incentivo!

      Paulo Cesar Alves

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Iniciar chat
Entre em contato
Olá!
Podemos ajudar?