Paulo Cesar

é Advogado, casado e pai de três filhas. Nasceu na cidade do Rio de Janeiro, filho único de uma servidora pública federal e de um industriário. Ex-militar, serviu por 6 anos na Brigada de Infantaria Paraquedista do Exército, mais precisamente no 20º B Log Paraquedista e no 26º Batalhão de Infantaria Paraquedista.



Vida acadêmica

Estudou em escola pública até o ensino médio. Cursou o bacharelado em Direito pelo Centro Universitário de Barra Mansa – UBM. Colou grau já aprovado no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), eis que fora aprovado quando ainda cursava o 9º período da faculdade.


É bacharelando em Administração Pública pela Universidade Federal Fluminense – UFF e em Ciências Políticas, pela UNINTER. Cursou pós-graduação em Administração Pública e Gerência de Cidades, pela Faculdade Internacional de Curitiba-PR, recebendo o título de Especialista em Administração Pública e Gerência de cidades.

Concluiu, também, a pós-graduação em Gestão em Administração Pública, pela Universidade Federal Fluminense – UFF, recebendo o título de especialista em Gestão em Administração Pública.



Vida Profissional

Seu primeiro emprego foi aos 16 anos, como vendedor e auxiliar de serralheiro. Antes de atingir a maior idade trabalhou, ainda, como vendedor ambulante (Camelô).

Aos 18 anos de idade ingressou na Brigada de Infantaria Paraquedista, servindo na tropa de elite do Exército por 6 anos, com passagem pelo 26º Batalhão de Infantaria Paraquedista e 20º Batalhão de Infantaria Paraquedista do Exército.

Após forma-se em Direito, passou a exercer a Advocacia, pertencendo a turma de 2001 de Bacharéis em Direito da UBM. No ano de 2011 foi nomeado Consultor Jurídico da Câmara de Vereadores de Barra do Piraí-RJ.


Em 2013, foi nomeado Secretário Municipal do Município de Barra Mansa, permanecendo no cargo por 4 anos. Assumiu a Presidência do Fundo de Previdência Social dos Servidores Públicos de Barra Mansa-RJ (PREVIBAM) e o cargo de Diretor Executivo do Fundo de Assistência Médica dos Servidores Públicos de Barra Mansa-RJ (FUNDAMP).


No ano de 2019 foi nomeado assessor parlamentar na Câmara de Vereadores de Teresópolis-RJ.



Vida Política

No ano de 2005 se filiou ao então PMDB, permanecendo como filiado até o ano de 2010. No mesmo ano Paulo Cesar se filiou ao PRB, hoje chamado REPUBLICANOS, permanecendo filiado à legenda por 10 anos. Foi Vice-Presidente da legenda durante os 5 primeiros anos e Presidente, durante os 5 anos seguintes.


Em 2020 Paulo Cesar se filiou e assumiu a Presidência do Partido PODEMOS, no município de Barra Mansa-RJ. Permaneceu na legenda até o ano seguinte, 2021, sendo que no ano de 2022 retornou ao Partido REPUBLICANOS.


GALERIA